Após chegar ao seu novo lar com belíssimas passagens sobre Pensacola Bay, o novo integrante dos Blue Angels, o Esquadrão de Demonstração Aérea da Marinha Norte-americana (U.S. Navy) foi interceptado pelos sete F/A-18 Hornet do esquadrão, após realizar uma longa viagem desde o Reino Unido, cruzando o Oceano Atlântico até chegar ao solo Norte-americano.

Seis F/A-18 Hornet escoltando o novo “Bert”. (Foto: Especialista em comunicação de 2ª classe Cody Hendrix.)

Apelidado de “Fat Albert”, o Lockheed Martin C-130J Super Hércules é oriundo do Reino Unido e pertenceu a RAF (Royal Air Force). Antes de ser entregue, a aeronave passou por uma grande manutenção e recebeu as novas cores ainda em solo britânico. Após o processo, a tripulação que voava a versão anterior do Fat Albert (C-130T), realizou os voos de testes e o translado da aeronave para os Estados Unidos.

C-130J sobrevoando Pensacola Bay. (Foto: Especialista em comunicação de 2ª classe Cody Hendrix.)

Após chegar na Base Aeronaval de Fort Worth (NAS Fort Worth JRB) no Condado de Tarrant, Texas, a aeronave passou por uma revisão para avaliar as condições da aeronave após a longa viagem.

Após a revisão, o novo “Bert” seguiu para Pensacola, Flórida, como é de costume sempre quando os Blue Angels retornam de uma apresentação as aeronaves realizam um sobrevoo sobre Pensacola Bay antes de seguir para o pouso na Base Aeronaval e desta vez não seria diferente. As seis aeronaves escoltaram o novo integrante durante as passagens enquanto uma sétima aeronave realizava fotos sobre o litoral.

Encontro dos “Bert’s”

A esquerda o C-130T e a direita o C-130J e ao centro a tripulação do Fat Albert. (Foto: Divulgação Blue Angels)

Aproveitando que o antigo “Bert” está em Fort Worth, os fãs do Esquadrão sugeriram um encontro emocionante de gerações entre o velho Bert (C-130T) e o novo Bert (C-130J).

O C-130 T foi aposentado em 2019, após 17 anos de serviços prestados aos Blue Angels.

C-130T sobrevoando Pensacola Bay. (Foto: Especialista em comunicação de 2ª classe Classe Kathryn E. Macdonald.)

O novo Albert possui equipamentos tecnológicos bem superiores e um novo esquema de pintura. As superfícies de voo do “J” possui pontas amarelas, semelhante aos F/A-18 Hornet do Esquadrão, duas linhas cruzam toda a fuselagem da aeronave e o topo branco icônico foi alterado.

Após o encontro que foi registrado pela equipe, o novo Albert seguiu no início desta semana para sua nova casa, a Base Aeronaval de Pensacola (NAS Pensacola).

50 Anos de C-130 no Esquadrão

Fat Albert sendo escoltado pelos F/A-18 Hornet do Esquadrão. (Foto: Especialista em comunicação de 2ª classe Cody Hendrix.)

A chegada da aeronave marcou o 50° ano do esquadrão utilizando o C-130 como sua principal aeronave de apoio logístico.

“É bastante apropriado que no 50º aniversário da equipe voando com o C-130, recebamos nossa nova aeronave, o C-130J Super Hercules”, disse o Cmte. Brian Kesselring, Líder dos Blue Angels. “Com a equipe Blue Angels uma vez concluída, esperamos a temporada de 2021 para mostramos novamente o trabalho em equipe e a confiança entre nossos marinheiros e fuzileiros navais.”

Sobrevoo sobre Pensacola Bay. (Foto: Especialista em comunicação de 2ª classe Cody Hendrix.)

Novas aeronaves

Além do C-130, os caças F/A-18 Hornet também serão substituídos pelos F/A-18 Super Hornet, após 32 anos de demonstrações, passando pelas versões A/B e C/D, agora serão substituídos pelas versões E/F. A primeira aeronave chegou recentemente na NAS Pensacola. A previsão é que os novos Hornets inicie as apresentações em 2021.

Primeiro F/A-18 Super Hornet a receber as cores dos Blue Angels. (Foto: U.S. Navy / Toiete Jackson)